O governo decidiu assumir o controle British Steel para impedir que o Jingye Group, em crise financeira, feche a planta industrial
Por Misto Brasil – DF
O Reino Unido aprovou neste sábado (12) uma lei de emergência que permite ao governo assumir o controle total da British Steel, última siderúrgica britânica capaz de produzir aço primário, e afastar os proprietários chineses do comando da empresa.
O governo decidiu assumir o controle British Steel para impedir que o Jingye Group, em crise financeira, feche a planta industrial localizada em Scunthorpe, no norte da Inglaterra.
Sem a planta, o Reino Unido se tornaria o único membro do G7 a não ser capaz de produzir aço primário nacionalmente, ampliando o risco de desabastecimento do país em meio à recessão global impostas pelas tarifas de Donald Trump.
A decisão foi tomada após horas de discussão em uma sessão parlamentar de emergência chamada pelo primeiro-ministro britânico Keir Starmer. Este tipo de convocação do Parlamento em recesso é um acontecimento raro no Reino Unido e aconteceu poucas vezes desde a Segunda Guerra.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes em um único dia.
Na prática, a lei permite que o Secretário de Negócios do Reino Unido, Jonathan Reynolds, assuma a direção da empresa para garantir o pagamento dos funcionários e manter os altos-fornos da planta de Scunthorpe em funcionamento.
Segundo o governo, a Jingye cancelou pedidos de matérias-primas necessárias para manter a operação dos altos-fornos, que precisam operar continuamente.
A tomada de controle aprovada neste sábado não pressupõe a nacionalização da empresa. No entanto, Reynolds defendeu ao Parlamento que a posterior estatização da British Steel é a alternativa mais provável.
Após a aprovação da lei, Starmer viajou para Scunthorpe para se encontrar com os trabalhadores diretamente afetados.