Entre os destaques do Ibovespa, a Vale operou entre as ações mais negociadas do mercado acionário brasileiro, que se espelhou em Wall Street
Por Misto Brasil – DF
O Ibovespa devolveu parte dos ganhos da véspera, encerrando o pregão em negativo puxado pelos índices de Wall Street, em meio a incertezas sobre a guerra comercial iniciada pelo “tarifaço” do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Nesta terça-feira (15), o principal índice da bolsa brasileira fechou aos 129.245,39 pontos, com baixa de 0,16%.
O dólar à vista encerrou as negociações a R$ 5,8900, com alta de 0,66% sobre o real.
No cenário doméstico, os investidores operaram na expectativa pela apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 do governo para o Congresso Nacional.
O documento, além de projetar metas fiscais, estimativas de inflação, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), trajetória da dívida, limites de despesas, valores de emendas parlamentares e revisão de gastos públicos, também prevê o valor do salário mínimo — que deve contemplar uma faixa em torno de R$ 1.627 a partir de janeiro de 2026.
Entre os destaques do Ibovespa, a Vale operou entre as ações mais negociadas do mercado acionário brasileiro. Os papéis da mineradora caíram mais de 1%, na contramão do desempenho do minério de ferro na China.
Os investidores operaram na expectativa do relatório trimestral de vendas e produção do primeiro trimestre de 2025 (1T25), considerado uma “prévia” do balanço da companhia. Nas contas do Bradesco BBI, a mineradora deve reportar a venda de 66 milhões de toneladas — um aumento de 3% na base anual.