O estudo mostra que a intenção de compra é alta em todas as classes sociais em 2025, com destaque para as classes A e B
Por Misto Brasil – DF
A pesquisa do Instituto Locomotiva com a QuestionPro, apontou que 86% dos brasileiros afirmam que pretendem comprar produtos temáticos na data. A intenção de compra supera a dos anos anteriores.
Apesar de 66% considerarem injusto que ovos de Páscoa custem mais do que barras de chocolate com o mesmo peso, o formato tradicional segue valorizado.
Os ovos de Páscoa seguem sendo preferência já que 61% gostariam de receber ovos no lugar de barras ou bombons – o que corresponde a 99 milhões de brasileiros. 79% revelaram que pretendem presentear alguém com os tradicionais ovos de chocolate.
Para 84% dos brasileiros, a Páscoa é um momento para estar com a família, e 77% enxergam a data como uma oportunidade de presentear pessoas queridas.
O estudo mostra que a intenção de compra é alta em todas as classes sociais em 2025, com destaque para as classes A e B, onde 92% afirmam que devem comprar produtos relacionados à Páscoa.
Entre a classe C, o índice é de 86%, e entre os brasileiros pertencentes às classes D e E, 76% pretendem fazer compras para a data. Entre brasileiros com filhos, a taxa chega a 91%.
“Os números mostram a importância do aspecto simbólico no consumo de alguns produtos: mesmo achando injusto que os ovos custem mais do que as barras de chocolate com o mesmo peso, a maioria dos brasileiros ainda escolhe o ovo na hora de presentear”, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles
Lojas especializadas e marcas tradicionais lideram as escolhas na hora da compra, mas os chocolates artesanais também têm espaço nas intenções de compra – 60% dos brasileiros dizem que devem adquirir chocolates em lojas especializadas.
Outros 56% pretendem presentear com marcas tradicionais. Produtos artesanais e de pequenos produtores foram mencionados por 31% dos entrevistados.