Ao toque fúnebre do maior sino da Basílica de São Pedro, a procissão também teve a participação de vários cardeais
Por Misto Brasil – DF
O corpo do papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21/04) aos 88 anos, já se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano, conforme informou a DW.
Ele foi transportado nesta quarta-feira pela manhã dentro de um caixão aberto que partiu da Casa de Santa Marta, onde Francisco residiu durante os 12 anos de seu papado, e escoltado por uma guarda de honra de oito guardas suíços.
Leia: escolha do novo papa deve começar em 15 dias
Leia: missa das exéquias do papa será realizada no sábado
Ao toque fúnebre do maior sino da Basílica de São Pedro, a procissão também teve a participação de vários cardeais. Enquanto isso, na Praça de São Pedro, milhares de fiéis aguardavam desde às 7h30 (hora local) para saudar o papa pela última vez. Quando o caixão chegou na praça, houve uma salva de aplausos entre os milhares de presentes.
Os portões da Basílica de São Pedro foram abertos ao público às 11 horas (horário local). A expectativa é a de que dezenas de milhares venham prestar suas últimas homenagens a Francisco durante os três dias de velório.
Após o velório do sumo pontífice, haverá uma cerimônia no sábado que deve reunir diversos chefes de Estado do mundo todo, seguido pelo enterro.
Na lista de convidados com presença confirmada estão o presidente dos EUA, Donald Trump, o ucraniano Volodimir Zelenski , o presidente Lula e o príncipe britânico William.
Francisco, porém, não encontrará seu lugar de descanso eterno na Basílica de São Pedro, como é o costume entre papas, mas na Basílica de Santa Maria Maggiore, perto da principal estação ferroviária de Roma, conforme ele próprio estipulou em testamento.
Também em contraste com a tradição – e diferente do enterro do papa emérito Bento 16, em janeiro de 2023 -, seu corpo não será exibido em um catafalco, ou seja, um esquife alto.
Seguindo suas orientações manifestadas ainda em vida, Francisco jaz em um simples caixão de madeira, e sem a férula papal (bastão em forma de crucifixo), símbolo de poder. Ele se tornará o primeiro papa em mais de 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano.


