Inúmeras tentativas de mediar uma solução pacífica para o conflito foram tentadas até que agora foi formalizado o fim das hostilidades
Por Misto Brasil – DF
A Aliança do Rio Congo (AFC, na sigla em francês), coalizão rebelde da qual o Movimento 23 de Março (M23) faz parte, anunciou em suas redes que chegou a um acordo de cessar-fogo com o governo da República Democrática do Congo (RDC) com a ajuda do Catar.
“Em comum acordo, ambas as partes reafirmam seu compromisso com a cessação imediata das hostilidades, a rejeição categórica de qualquer discurso de ódio e intimidação, e apelam a todas as comunidades locais para que cumpram esses compromissos”, afirma um comunicado publicado nas redes sociais da AFC.
Inúmeras tentativas de mediar uma solução pacífica para o conflito foram tentadas. No início do mês, delegações governamentais e rebeldes se encontraram em Doha, no Catar, para o primeiro encontro direto em muito tempo.
No documento, ambos os lados agradecem ao Catar “por seus esforços contínuos e seu firme compromisso em facilitar essas negociações de paz, que contribuíram para o avanço do diálogo e a promoção do entendimento mútuo”.


