Até a noite desta segunda-feira, metade da capacidade de energia da Espanha havia sido restaurada. Em Portugal, 750 mil já recebem o serviço
Por Misto Brasil – DF
Um apagão atingiu nesta segunda-feira (28/04) toda a Península Ibérica, que abriga Portugal e Espanha, e partes da França – uma região onde moram mais de 50 milhões de pessoas.
A queda de energia ocorreu às 12h30 (horário local) e provocou caos em redes de transporte e comunicações.
Segundo representantes do setor elétrico da Espanha, a retomada completa no fornecimento de energia ainda pode demorar várias horas.
Leia: serviço de energia já foi restabelecido na França
Leia: apagão atingiu Portugal, Espanha, Suécia e parte da França
Até a noite desta segunda-feira, metade da capacidade de energia da Espanha havia sido restaurada, com parte proveniente de usinas elétricas domésticas e parte importada da França.
“A corrente elétrica já foi restaurada em subestações em várias áreas do norte, sul e oeste da Península, começando a fornecer energia aos consumidores nessas áreas”, disse a operadora de energia espanhola Red Electrica (REE). “Este é um problema europeu mais amplo”, destacou a empresa.
Em Portugal, a eletricidade foi reestabelecida para 750 mil clientes.
Teresa Ribera, uma das vice-presidentes da Comissão Europeia, disse que, até o momento, não há evidências de que a interrupção seja resultado de um ato deliberado, como sabotagem ou ataque cibernético.
A afirmação foi reforçada pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, que também disse que não há indicações de que a falta de energia de hoje tenha sido causada por um ataque cibernético.
Em razão dos riscos associados à falta de energia, o Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência para assumir a ordem pública e outras funções solicitados pelos estados. Até o momento, a ordem tem validade nas regiões de Madri, Andaluzia e Extremadura.
Prateleiras de supermercados ficaram vazias na Espanha


