A aliança entre os partidos têm nesta terça-feira como ponto de referência de olho nas eleições de 2026
Por Misto Brasil – DF
O União Brasil e o Progressistas confirmaram que irão se unir em uma federação a ser lançada em cerimônia nesta terça-feira (29), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 15 horas.
Em nota, os partidos afirmam que “a aliança, costurada com muito diálogo e confiança, pretende ser uma bússola no centro da política, para impulsionar o Brasil ao rumo certo”.
“O norte é claro: equilíbrio e inovação, com responsabilidade fiscal e social”.
As legendas garantem que “não se trata de uma parceria de ocasião, é um projeto consistente com uma visão de longo prazo, uma resposta madura ao cenário de fragmentação partidária e uma aposta na estabilidade institucional. A base está nos estados, no trabalho de quem está no dia a dia da política real”.
A federação impulsiona, inclusive, a movimentação de outros partidos para criação de blocos, caso do PSDB com o Podemos e o Republicanos e o MDB.
A cúpula nacional do PSDB vai discutir, nesta terça-feira, um projeto de fusão com o Podemos.
A reunião da Executiva Nacional do partido deve encaminhar o assunto e definir uma data para a convenção partidária que irá referendar ou não o projeto.
Se a fusão for aprovada, o PSDB deixará de existir, assim como o Podemos, que passarão a ser uma nova sigla com um novo nome.
A ideia em discussão, inclusive, é que este novo partido apresente ao país a candidatura presidencial de Eduardo Leite, o governador do Rio Grande do Sul, relatou o colunista Robson Bonin.