O navio Conscience, que transportava 12 tripulantes e quatro civis, foi bombardeado em águas internacionais
Por Misto Brasil – DF
Os organizadores da chamada Flotilha da Liberdade acusaram Israel de atacar com drone um navio que se dirigia à Faixa de Gaza transportando ajuda humanitária, em meio ao bloqueio imposto pelos israelenses ao enclave palestino.
O navio Conscience, que transportava 12 tripulantes e quatro civis, foi bombardeado em águas internacionais ao largo de Malta nesta sexta-feira (02), afirmou a entidade.
O governo de Malta informou que um rebocador nas proximidades respondeu a um pedido de socorro após o início de um incêndio a bordo do navio que acabou sendo controlado, disseram as autoridades.
O grupo estava em segurança e não houve relatos de feridos. As autoridades maltesa disseram que os ocupantes se recusaram a deixar a embarcação.
A Coalizão da Flotilha da Liberdade, um grupo não governamental internacional, atribuiu o ataque a Israel, mas não apresentou evidências que comprovem a alegação ou mostrem que o incêndio a bordo teria sido causado por drones.
A ONG publicou imagens filmadas à noite mostrando um incêndio no navio, nas quais pode-se ouvir uma explosão.
“Os embaixadores israelenses devem ser convocados e responder por violações do direito internacional, incluindo o bloqueio em andamento e o bombardeio de nossa embarcação civil em águas internacionais”, afirmou a entidade.
O governo maltês relatou que as autoridades marítimas receberam um pedido de socorro pouco depois da meia-noite, no horário local, de um navio fora das águas territoriais relatando um incêndio.