A pausa no conflito foi mediada pelos EUA. Autoridades reportaram projéteis cortando o céu de Jammu e Rajour americano
Por Misto Brasil – DF
A Índia e o Paquistão concordaram neste sábado (10) com um cessar-fogo imediato após a escalada no conflito na região da Caxemira. O anúncio foi pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e confirmado pelo ministro paquistanês do Exterior, Ishaq Dar.
Horas após o anúncio, porém, bombardeios foram registrados na fronteira entre os países. O governador indiano de Jammu e Caxemira, Omar Abdullah, também disse que a cidade de Srinagar foi atingida.
Autoridades locais ainda reportaram projéteis cortando o céu de Jammu e Rajouri, segundo as agências de notícias Reuters e AFP.
Apesar das violações, os dois países mantiveram a informação o cessar-fogo segue em vigor. A pausa no conflito foi mediada pelos Estados Unidos.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, informou que ele e o vice-presidente americano, J.D. Vance, estiveram em contato nas últimas 48 horas “com autoridades indianas e paquistanesas”, incluindo os primeiros-ministros de ambos os países.
“Paquistão e Índia concordaram com um cessar-fogo com efeito imediato. O Paquistão sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer sua soberania e nem sua integridade territorial”, disse Dar em uma mensagem publicada em seu perfil na rede social X.
Minutos antes, Trump havia anunciado um cessar-fogo entre as duas potências nucleares, que nos últimos dias viveram seu maior nível de tensão desde o século passado, com 98 mortes confirmadas entre os dois países.
“Após uma longa noite de conversas mediadas pelos EUA, tenho o prazer de anunciar que Índia e Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato. Parabéns a ambos os países pelo bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção a este assunto!”, disse Trump em uma postagem em sua rede social Truth Social.
Os EUA disseram várias vezes que estavam monitorando de perto o novo conflito entre Índia e Paquistão, que começou em 22 de abril após um ataque terrorista na parte da região da Caxemira que integra o território indiano matar 26 pessoas.

