A expectativa é de que as duas unidades voltem a operar a partir de outubro, após um acordo entre a Petrobras e Unigel
Por Misto Brasil – DF
Paradas desde junho de 2023 e após longas negociações, as fábricas de fertilizantes da Bahia e de Sergipe voltarão a operar. Marca a retomada das unidades à Petrobrás e o reingresso da estatal ao setor.
A aprovação do acordo entre a Petrobrás e a Unigel foi ratificada em reunião do conselho de administração da estatal.
A expectativa é de que as duas unidades voltem a operar a partir de outubro.
Serão gerados cerca de 2,4 mil empregos diretos e indiretos nas duas fábricas, trazendo de volta quem foi transferido, chamando o pessoal aprovado no último concurso e realizando novos concursos públicos.
O acordo já havia sido aprovado pela administração da Unigel no último dia 5 e a reabertura das duas fábricas, gerando riqueza e emprego, é importante conquista dos trabalhadores e bandeira de luta da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
O acordo será homologado pela Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI).
A transmissão da posse das fábricas de fertilizantes à Petrobrás deverá ocorrer em breve e sincronizada com o processo de seleção de empresas prestadoras de serviços, que darão suporte aos trabalhos de preservação dos equipamentos que se encontram nas fábricas e realizarão demais serviços.
O acordo havia sido aprovado pelo CA da Petrobrás, por sete votos e quatro, em 17 de abril último. E voltou ao CA da companhia nesta sexta-feira, depois de aprovado também pelo CA da Unigel no início desta semana.