A Alma Gêmea Platina, da Fazenda Ouro Verde, recebeu a medalha ouro, e a Alambique Cálida, a medalha duplo ouro
Por Misto Brasil – DF
As marcas de cachaças Alma Gêmea e Cállida conquistaram medalhas no Concurso New Spirits 2025, promovido pela ExpoCachaça. As duas marcas são produzidas em planaltina de Goiás e Cristalina.
A Alma Gêmea Platina, fabricada na Fazenda Ouro Verde, em Planaltina, conquistou a medalha de ouro na categoria “Cachaças Brancas”.
Com uma produção limitada a 35 mil litros anuais, a bebida é resultado de um processo que inclui bidestilação, cinco filtragens e envelhecimento em tonéis de aço inoxidável por 10 anos.
O Alambique Cállida, de Cristalina, também se destacou no evento e conquistou o Duplo Ouro na categoria “Cachaças Amadeiradas Estrangeiras” e Ouro na categoria “Cachaça Armazenada em Madeira Brasileira”.
“Essa vitória é de todos que ajudaram a marca a se consolidar e estar sempre entre as melhores”, celebrou o proprietário, Célio Cintra.
Segundo ele, os reconhecimentos refletem a harmonia entre sabor, aroma e equilíbrio da bebida, fruto de um cuidadoso processo de envelhecimento em barris de carvalho.
O reconhecimento também foi celebrado durante o Festival da Cachaça de Olhos D’Água, realizado no último fim de semana no distrito turístico de Alexânia.
O evento reuniu produtores, apreciadores e visitantes de toda a região, promovendo a cultura da cachaça artesanal e fomentando o turismo rural e gastronômico.
Ainda segundo o secretário da secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró, o sucesso das cachaças do Entorno do DF no Concurso New Spirits 2025 e a consolidação do Festival da Cachaça em Olhos D’Água reforçam o protagonismo cultural e econômico.

