Estados Unidos e a China anunciaram redução de tarifas

EUA Donald Trump discurso Misto Brasil
Trump durante discurso para congressistas avalia seus primeiros dias de presidente/Reprodução vídeo
Compartilhe:

Os dois lados chegaram a um acordo para uma pausa de 90 dias e uma redução nas tarifas recíprocas em 115%

Por Misto Brasil – DF

Os Estados Unidos e a China anunciaram nesta segunda-feira (12) um acordo para reduzir as tarifas recíprocas de importação por um prazo de 90 dias.

Autoridades dos dois países se reuniram neste fim de semana em Genebra para tentar trazer alívio à guerra comercial deflagrada pelas tarifas de importação impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump. As medidas geraram fortes tensões na economia global e abalaram mercados financeiros mundo afora.

Nesta segunda-feira, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou em Genebra que os dois lados chegaram a um acordo para uma pausa de 90 dias e uma redução nas tarifas recíprocas em 115%.

Dessa forma, as tarifas dos EUA contra a China devem permanecer em 30% nos próximos 90 dias. Já as da China contra os EUA, em 10%.

Trata-se de uma redução significativa nas tensões comerciais que se agravaram nas últimas semanas. Os EUA haviam aumentado os tributos sobre os produtos chineses para 145% – incluindo uma tarifa punitiva de 20% adicionada para combater as importações de fentanil para os EUA. Pequim retaliou com a imposição de tarifas de 125% sobre as importações americanas.

As reuniões em Genebra foram as primeiras interações presenciais entre autoridades econômicas dos EUA e da China desde que Trump retornou ao poder, em janeiro e deu início à imposição de tarifas aos parceiros comerciais internacionais, atingindo principalmente a China.

Bessent disse nesta segunda-feira que “os dois lados demonstraram grande respeito “durante as negociações. “Ambos os países representaram seus muito bem interesses nacionais “, afirmou o secretário. “Temos interesse em um comércio equilibrado, e os EUA continuarão caminhando em direção a isso.”

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas