Sul-africanos brancos receberam refúgio nos EUA

África do Sul presidente Cyril Ramaphosa Misto Brasil
Cyril Ramaphosa é o atual presidente da África do Sul/Arquivo/Reproduçào/rede social
Compartilhe:

Os africâneres são uma minoria étnica branca, em grande parte descendente de colonos holandeses, alemães e franceses

Por Misto Brasil – DF

O primeiro grupo de sul-africanos brancos a receberem o status de refugiados no âmbito de um programa iniciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, partiu de Joanesburgo para os Estados Unidos neste domingo (11).

Um avião fretado, financiado pelos EUA, transportou 49 passageiros e partiu rumo ao Aeroporto Dulles, nos arredores de Washington, de onde irá para o Texas, de acordo com o Ministério dos Transportes da África do Sul, informou a DW.

Os africâneres são uma minoria étnica branca, em grande parte descendente de colonos holandeses, alemães e franceses. Eles representam quase 60% da população branca da África do Sul.

Os líderes africâneres governaram a África do Sul durante o brutal regime de segregação racial do apartheid, de repressão violenta aos sul-africanos negros.

A emissora americana NPR noticiou no início da semana que 12 estados concordaram em acolher os africâneres, alguns dos quais têm família nos EUA.

Em março, o Departamento de Estado dos EUA comunicou ter recebido cerca de 8 mil solicitações de reassentamento de sul-africanos brancos. Até mil africâneres poderão ser admitidos nos Estados Unidos este ano, comunicou o governo americano.

Trump, juntamente com seu conselheiro Elon Musk, que nasceu na África do Sul, têm se manifestado abertamente sobre o que alegam ser perseguição aos sul-africanos brancos pela maioria negra do país.

Isso apesar de os africâneres continuarem sendo uma das parcelas mais privilegiadas da população da África do Sul desde o fim do apartheid, há 30 anos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas