O senador pelo PP do Piauí e o presidente da Câmara estão em Nova Iorque num evento empresarial sobre investimentos
Por Misto Brasil – DF
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) fez uma avaliação sobre o Brasil durante o 14º Lide Investment Forum, realizado nesta terça-feira (13), em Nova York. Diante de uma plateia de empresários e autoridades, o ex-ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o país “fracassou” nas últimas quatro décadas e que a polarização política tem impedido avanços estruturais.
“O Brasil cresceu 140%. A Índia, 1.000%. A China, 3.000%. Fracassamos nos últimos 40 anos. É hora de reconhecer isso e mudar”, declarou o senador, destacando o desempenho inferior do país em comparação com outras economias emergentes, segundo registrou o InfoMoney.
Leia: Ibaneis vai a Nova Iorque falar sobre o seu governo
Leia: senador Ciro Nogueira descarta Bolsonaro e Lula em 2026
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta terça-feira que o maior desafio para o avanço do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$5.000 será encontrar uma “compensação justa” a fim de não prejudicar o país.
Falando no evento Lide Brazil Investment Forum 2025, Motta apontou que a discussão sobre a reforma do IR deve se estender por todo o primeiro semestre, projetando que a pauta poderá ser analisada pelos parlamentares no início do semestre seguinte.
“Nosso maior desafio é encontrar uma compensação justa para que não tenhamos nenhuma medida sendo tomada que venha a prejudicar o crescimento econômico do nosso país”, disse Motta.
O presidente da Câmara já havia dito em abril que a reforma, apresentada pela primeira vez pelo governo em novembro do ano passado, não deveria ser votada na Casa antes do segundo semestre, acrescentando que era “fora da realidade” achar que o Congresso não fará alterações no projeto.