Em janeiro, Mujica revelou que o câncer, diagnosticado no ano passado. Ele disse que não se submeteria mais a tratamentos
Por Misto Brasil – DF
Morreu hoje (13) o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. Ontem a sua família avisou que o líder político uruguaia estava em estágio terminal de câncer de esôfago.
E recebia cuidados paliativos para aliviar a dor, afirmou sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, a uma rádio local, nesta segunda-feira (12).
Leia: Mujica em estágio terminal
Em janeiro, Mujica revelou que o câncer, diagnosticado no ano passado, havia se espalhado por seu corpo e que ele não se submeteria mais a tratamentos. Última atualização às 16h33.
Em 29 de abril de 2024, ele anunciou que sofria de um tumor no esôfago. Ele passou por radioterapia e depois por uma gastrostomia com sonda gástrica para alimentação. No final do ano, ele passou por outro tratamento para colocar um stent no esôfago para melhorar sua ingestão.
Semanas depois, os médicos informaram que o câncer havia se espalhado e ele anunciou que não passaria por mais tratamento . Nos últimos dias, sua saúde piorou.
O ex-presidente nasceu em 20 de maio de 1935 e foi eleito presidente do Uruguai em 2009 para o mandato de 2010-2015. Ele também foi deputado e senador, e líder do Movimento de Participação Popular (MPP), lista que recebeu o maior número de votos em todas as eleições nacionais desde 2004.
Mujica renunciou ao Senado e se aposentou da política em outubro de 2020, confirme o El País, do Uruguai.
Ele permaneceu presente na Frente Ampla e liderou a campanha política acompanhando Yamandú Orsi , candidato presidencial da Frente Ampla para as eleições de 2024, que foi eleito presidente e tomou posse em 1º de março de 2025.

Mujica, ex-guerrilheiro que integrava o Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros (MLN-T), foi preso pela primeira vez em 1964, em um assalto fracassado à empresa têxtil Sudamtex, em Montevidéu, e passou à clandestinidade em 1969.
Em 8 de outubro daquele ano, participou da tomada da cidade de Pando, depois enfrentou a polícia a tiros, ficou gravemente ferido, conseguiu fugir pelos esgotos de Montevidéu, escapou duas vezes do presídio de Punta Carretas e ficou preso por 13 anos em condições desumanas .
Em 15 de março de 1985, após a restauração da democracia, José Mujica foi libertado.
Em 20 de maio de 1989, a Frente Ampla aprovou a entrada do MLN e em 25 de junho daquele ano foi realizada a eleição da liderança do MPP . Assim nasceu o movimento político mais importante , em termos eleitorais, do século XXI no Uruguai, liderado por Mujica.
Algumas das leis aprovadas durante seu mandato, como a regulamentação do aborto, da maconha ou do casamento entre pessoas do mesmo sexo , somadas à imagem única de Mujica, o levaram a se tornar um dos presidentes mais conhecidos da América Latina e até mesmo comparado a um “rockstar” .
Seu governo também foi marcado pelo fechamento da Pluna , pelo qual foram condenados o ex-ministro da economia Fernando Lorenzo e o ex-presidente do Banco República do Uruguai (BROU) Fernando Calloia , após participarem, em outubro de 2012 — três meses depois de ter sido anunciado que a empresa deixaria de voar — do leilão de sete aviões para os quais havia sido prestada uma garantia bancária irregular .
Mujica encerrou seu governo com 51% de aprovação , segundo a Equipos Consultores, e 63%, segundo a Opción Consultores.
Fora do Uruguai, entretanto, Pepe se tornou um símbolo de paz em nível regional e até global por seu ativismo em favor da democracia após seu passado de guerrilha e também por sua cooperação na busca de uma solução pacífica para o conflito com a guerrilha na Colômbia.
Seu nome, aliás, foi citado diversas vezes como candidato a receber o Prêmio Nobel da Paz .