O ex-governador do Distrito Federal vai assumir a vaga de Gilvan Máximo, que perderá o mandato de deputado federal por uma decisão do Supremo
Por Misto Brasil – DF
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira (14) o acórdão da decisão que altera o resultado das eleições proporcionais de 2022. Com a decisão dos ministros, irão perder o mandato sete deputados, entre os quais Gilvan Máximo (Republicanos-DF).
No lugar dele deve assumir o ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). Veja a lista de quem ganha e quem perde o mandato.
Leia: entra Rodrigo Rollemberg, sai Gilvan Máximo
No X, Rollemberg comentou a publicação: “Demorou, mas publicou!!! Aguardando agora a imediata comunicação do TSE aos TREs para que possam retotalizar os votos e nos diplomar para que possamos tomar posse como deputados legitimamente eleitos”.
“São quase 2 anos e meio privados de nossos mandatos. Temos pressa. Teremos que trabalhar em dobro para recuperar o tempo perdido”.
A Corte confirmou, segundo o Congresso em Foco, que a nova regra para distribuição das sobras eleitorais deve ser aplicada ao pleito passado. Com isso, sete deputados federais perdem o mandato.
O julgamento foi concluído em março. Com a publicação, a decisão passa a produzir efeitos práticos imediatos.
A Justiça Eleitoral terá de refazer a conta das sobras com base em um novo critério: todos os partidos passam a concorrer às vagas remanescentes, mesmo os que não atingiram o mínimo de votos exigido antes.
Perderão o mandado
Augusto Puppio (MDB-AP)
Gilvan Máximo (Republicanos-DF)
Lázaro Botelho (PP-TO)
Lebrão (União Brasil-RO)
Professora Goreth (PDT-AP)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Sonize Barbosa (PL-AP)
Irão ganhar o mandato
Aline Gurgel (Republicanos-AP)
Paulo Lemos (PSOL-AP)
André Abdon (PP-AP)
Professora Marcivania (PCdoB-AP)
Tiago Dimas (Podemos-TO)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Rafael Fera (Podemos-RO)