A justiça do Rio de Janeiro voltou a afastar o presidente da entidade Ednaldo Rodrigues, que é acusado de uma série de irregularidades
Por Misto Brasil – DF
O empresário Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, assumiu interinamente a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O vice-presidente assume o cargo por conta do afastamento compulsório do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. A decisão da justiça fluminense foi divulgada há pouco. Última atualização às 17h26
A decisão é do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Leia: técnico italiano Ancelotti vai dirigir a Seleção Brasileira
Nomeado interventor, Fernando Sarney é um dos atuais vice-presidentes da CBF, mas rompeu politicamente com Ednaldo e faz parte da oposição. Ele não integrou, por exemplo, a chapa da reeleição do presidente por aclamação no dia 24 de março. Mas seu mandato como vice vai até março de 2026.
Ednaldo Rodrigues é acusado de uma série de irregularidades e sua permanência no cargo tem sido garantida apor decisões judiciais.
Em outubro do ano passado, por exemplo, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para manter sua própria decisão que determinou o retorno de Ednaldo Rodrigues, ao cargo.
A decisão anterior foi proferida em janeiro de 2024 e derrubou uma liminar da Justiça do Rio de Janeiro que afastou Ednaldo do cargo. Gilmar Mendes tem estreitas ligações com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), que possui um contrato com a CBF.
De acordo com o GE, o caso voltou para o TJ-RJ por ordem do ministro do STF Gilmar Mendes.
No dia 7 deste mês, ele negou o afastamento imediato de Ednaldo, mas determinou o envio do caso ao TJ-RJ para “apuração imediata e urgente… dos fatos narrados nas petições”.