Os itens serão destinados ao Instituto Sobre Nós e ao Instituto ELA, que presta apoio a mulheres em situação de pobreza menstrual
Por Misto Brasil – DF
O Centro Universitário Estácio Brasília iniciou o semestre com uma campanha de arrecadação de absorventes e coletores menstruais.
A campanha acontece até 30 de maio e quem desejar doar absorventes pode entregá-los no ponto de coleta na unidade da Estácio em Taguatinga Sul (St. G Sul Csg 9 Q Cs Cs 9, 151).
Os itens serão destinados ao Instituto Sobre Nós, de Brazlândia, e ao Instituto ELA, que presta apoio a mulheres em situação de pobreza menstrual.
A ação busca sensibilizar os estudantes para a doação de materiais essenciais de higiene menstrual, contribuindo para o combate à pobreza menstrual, caracterizada pela falta de acesso a recursos para a compra desses itens, o que compromete a saúde e o bem-estar das mulheres.
O pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Murilo Bataglia, acredita que a campanha é um exemplo de cidadania e empatia. “A participação dos alunos é fundamental para o sucesso da campanha, que também contabiliza horas complementares”.
Segundo dados da pesquisa Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos, divulgada pela UNICEF e pelo UNFPA, mais de 713 mil meninas no Brasil vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro, e mais de 4 milhões não têm acesso a produtos básicos de higiene menstrual nas escolas.