Das oito atividades pesquisadas, cinco apresentaram crescimento em relação a março de 2024. Três apresentaram queda
Por Misto Brasil – DF
O comércio varejista do Distrito Federal registrou alta de 2,1% no volume de vendas em março, na comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal.
Na comparação com março de 2024, o avanço foi de 0,7%. No acumulado do ano (janeiro a março), o comércio distrital cresceu 3,7%, e nos últimos 12 meses, a expansão é de 4,4%.
O desempenho posiciona o DF entre os três melhores resultados do país, atrás apenas da Paraíba (3,0%) e de Goiás (2,4%), e empatado com o Piauí (2,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta semana pelo IBGE.
Em todos os recortes, os índices do DF superam a média nacional, que foi de 0,8% em março frente a fevereiro; apresentou queda de -1,0% ante março de 2024; alta de 1,2% no acumulado do ano e de 3,1% no acumulado em 12 meses.
Das oito atividades pesquisadas, cinco apresentaram crescimento em relação a março de 2024. O destaque foi para o segmento de móveis e eletrodomésticos, com alta de 9,5%, acumulando quatro meses consecutivos de crescimento.
Em queda estão os equipamentos de informática e comunicação (-26,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico(-6,4%) e supermercados e produtos alimentícios (-0,7%).