Lendário Vapor Benjamim Guimarães voltará ao Velho Chico

Vapor Guimarães rio São Francisco Misto Brasil
O barco foi comprado dos Estados Unidos e começou a operar em 1913/Divulgação/Eletrobras
Compartilhe:

Os trabalhos foram iniciados em outubro do ano passado e depois de concluída a recuperação, o vapor fica com a prefeitura de Pirapora

Por Misto Brasil – DF

O lendário Vapor Benjamim Guimarães e ícone da navegação fluvial brasileira e símbolo cultural do Velho Chico, voltará a operar em Pirapora, no Norte de Minas, após mais de uma década fora de serviço.

Os trabalhos foram iniciados em outubro do ano passado, conduzidos pela empresa INC – Indústria Naval Catarinense LTDA, contratada pela Eletrobras para realizar s recuperação. O investimento de R$ 5,6 milhões.

As obras incluem a execução de todos os serviços de restauração necessários para a sua entrada em operação e seu consequente retorno à navegação, sempre com o cuidado de preservar as características históricas da embarcação.

Essa entrega também vai contribuir para o uso múltiplo da água do Rio São Francisco. Antes, a operação do reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, era limitada pela necessidade de controlar a vazão máxima do rio.

“A restauração do vapor representa a preservação de um bem histórico, mas também o fortalecimento da economia local, por meio da valorização do turismo e da cultura do rio da integração nacional”, observou o diretor de Implantação de Fundos Regionais da Eletrobras, Domingos Andretta.

História começou em 1913

O Vapor Benjamim Guimarães, construído em 1913 nos Estados Unidos, é a última embarcação desse tipo em operação no mundo.

Ele carrega esse nome em homenagem a um empresário e filantropo que teve um papel relevante no desenvolvimento de Minas Gerais e na promoção da navegação fluvial no Rio São Francisco.

Desde a década de 1920, o navio navegou pelo Rio São Francisco, tornando-se referência na história e no turismo de Pirapora. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) em 1985, a embarcação estava inativa desde 2013 devido a problemas estruturais e burocráticos.

Com a conclusão da restauração, o Vapor será entregue para a administração da Prefeitura. A intenção é que ele volte a realizar passeios turísticos pelo Velho Chico, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico da região e promovendo o desenvolvimento sustentável de Pirapora e do Vale do São Francisco.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas