Uma das principais dificuldades no preenchimento são as deduções, especialmente em relação às despesas médicas
Por Misto Brasil – DF
O Centro Universitário Estácio de Brasília (Pistão Sul – Taguatinga) realiza um mutirão gratuito de orientação e atendimento sobre as declarações do Imposto de Renda. O mutirão ajuda a evitar erros que podem levar à malha fina.
A ação é voltada à comunidade e realizada por estudantes do curso de Ciências Contábeis, com supervisão de professores e profissionais da área. A proposta é democratizar o acesso à informação fiscal e oferecer suporte especialmente para pessoas físicas com menor poder aquisitivo.
Uma das principais dificuldades no preenchimento são as deduções, especialmente em relação às despesas médicas, que podem ajudar a reduzir significativamente a base de cálculo do imposto.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio Brasília, professora Me. Keylla Dennyse, o contribuinte precisa ficar atento às atualizações deste ano:
“Com as atualizações para 2025, a faixa de isenção subiu para R$ 2.824 por mês, e há novas possibilidades de dedução com doações incentivadas. Também é importante preencher corretamente informações sobre criptoativos e dependentes, principalmente em casos com decisões judiciais ou residência no exterior.
O prazo para a entrega da declaração termina na próxima sexta-feira (30). De acordo com a Receita Federal, a expectativa é que 46,2 milhões de declarações sejam entregues este ano.