A Tesla liderava nas vendas de carros elétricos na UE, mas está atrás de dez marcas como a Volkswagen, a BMW e BYD
Por Misto Brasil – DF
As vendas da montadora americana de carros elétricos Tesla na União Europeia (UE) caíram pela metade em abril na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com números divulgados nesta terça-feira (27) pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea).
Isso ocorre num momento em que as vendas de carros elétricos continuam crescendo na UE, com uma alta de 26,4% nos primeiros quatro meses de 2025 na comparação anual, e de 34,1% só em abril, chegando a uma participação de mercado de 15,3%. Esses números não incluem os veículos híbridos.
Leia: Tesla registra queda anual nas vendas pela primeira vez
No caso da Tesla, as vendas na UE caíram 52,6% em abril e 46,1% no acumulado do ano, na comparação com os mesmos períodos do ano anterior, e a participação no mercado total de veículos novos caiu de 1,3% para 0,6% em abril, de acordo com a Acea.
Nos primeiros quatro meses de 2025, a Tesla vendeu 41.677 veículos na União Europeia. No mesmo período de 2024 haviam sido 77.314. Em abril deste ano, apenas 5.475, informou a Agência DW.
De acordo com a consultoria Jato Dynamics, que faz análises para o setor, a Tesla, que em 2024 liderava nas vendas de carros elétricos na UE, está atrás de dez marcas em abril, incluindo a Volkswagen (que está recuperando o atraso nos carros elétricos), a BMW, a Renault e a chinesa BYD.