Chanceler alemão Merz e Trump falam de guerra

Alemanha líder conservador Friedrich Merz
Friedrich Merz colheu uma derrota inédita na política alemã/Arquivo//FM
Compartilhe:

Trump disse que ele e Merz têm um bom relacionamento de trabalho. Os dois falaram também sobre comércio

Por Misto Brasil – DF

O chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, foi recebido nesta quinta-feira (05) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca.

O alemão e o americano trataram de temas como a guerra na Ucrânia e as tensões envolvendo o comércio internacional, exacerbadas pelas tarifas impostas por Washington.

O encontro transcorreu sem sobressaltos, em contraste com outras reuniões recentes de Trump no Salão Oval com outros líderes estrangeiros, entre eles os presidentes da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Trump disse que ele e Merz têm um bom relacionamento de trabalho. “Ele é um homem muito bom de se lidar, é difícil, mas é um grande representante da Alemanha.”

O americano avaliou como positivo o aumento dos gastos em defesa pelo novo governo em Berlim e afirmou que as tropas americanas baseadas há décadas em solo alemão permanecerão no país – durante a campanha eleitoral do ano passado, ele chegou a sugerir uma retirada das forças americanas de suas bases na Europa central.

Em sua primeira visita oficial a Washington desde que assumiu o cargo, em maio, Merz disse desejar um relacionamento mais aprofundado entre a Alemanha e os Estados Unidos.

No encontro, Merz ainda presenteou Trump com um exemplar da certidão de nascimento do avô do presidente americano, Friedrich Trump, que nasceu em 1869 na Alemana e que depois imigrou para os EUA.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas