O país que é membro da UE desde 2007, havia planejado substituir sua moeda nacional, o lev, pelo euro em 2024
Por Misto Brasil – DF
A União Europeia deu sinal verde para que a Bulgária adote o euro como moeda nacional a partir de 1º de janeiro de 2026.
Um relatório da Comissão Europeia concluiu que, após reduzir a inflação, a Bulgária cumpre todos os requisitos para se tornar o 21º membro da Zona do Euro.
Segundo o documento, o país, membro da UE desde 2007, “está pronto para adotar o euro e sua economia está suficientemente preparada para isso”.
O Banco Central Europeu também deu um parecer positivo, destacando a “dedicação da Bulgária em fazer os ajustes necessários“.
A Bulgária havia planejado substituir sua moeda nacional, o lev, pelo euro em 2024, ano em que se tornou membro do Espaço Schengen, mas a adoção foi adiada devido à taxa de inflação relativamente alta de 9,5% naquele ano.
Para entrar na zona do euro, os Estados-membros devem demonstrar que sua economia convergiu com as dos demais países e que suas finanças estão sob controle.
Por exemplo, devem comprovar que a inflação está controlada e não ultrapassa em mais de 1,5 ponto percentual a taxa média dos três países com melhor desempenho da UE.
No ano passado, a Bulgária cumpriu todos os critérios, exceto o da inflação, segundo divulgou a Agência DW.
Agora, a Comissão prevê uma inflação de 3,6% para a Bulgária em 2025 e de 1,8% em 2026, abaixo do valor de referência.