Marcelo ficou preso por cinco dias, durante os quais dormiu em chão de concreto, sem acesso a um chuveiro
Por Misto Brasil – DF
Um juiz federal do estado americano de Massachusetts ordenou na quinta-feira (05) a libertação de Marcelo Gomes da Silva, um estudante brasileiro de 18 anos que chegou aos Estados Unidos com cinco anos de idade e foi detido pelo Serviço de Imigração (ICE) no último sábado a caminho de um treino de vôlei.
Marcelo, que cursa o Ensino Médio, ficou preso por cinco dias, durante os quais dormiu em chão de concreto, sem acesso a um chuveiro e em um ambiente com homens com o dobro de sua idade, disse à imprensa a advogada do jovem, Robin Nice.
“Isso não deveria ter acontecido. Causaram transtornos à vida de um jovem e de uma comunidade. Esses jovens deveriam estar comemorando sua formatura”, acrescentou.
Apesar de estar nos EUA há 13 anos, Marcelo tem status considerado irregular e precisou pagar fiança de 2 mil dólares (R$ 11 mil).
O Departamento de Segurança Interna (DHS) argumentou que as autoridades detiveram o jovem porque descobriram que ele estava “ilegalmente” no país quando dirigia o veículo de seu pai.
O departamento afirmou que os agentes procuravam o pai do jovem, que havia sido classificado pelo órgão como um “perigo para a segurança pública” por dirigir com frequência em excesso de velocidade.
“Embora os agentes do ICE não tivessem a intenção de prender Gomes da Silva, ele foi encontrado ilegalmente nos EUA e sujeito a processo de deportação, então os agentes efetuaram a prisão”, disse o DHS em nota.
O juiz, porém, reconheceu que Marcelo tem direito ao devido processo legal, conforme noticiou a Agência DW.