A opinião de Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes). A união dos dois partidos seria estratégica
Por Misto Brasil – DF
Dias depois do PSDB anunciar a fusão com o Podemos, a proposta de uma federação entre MDB e Republicanos ganhou fôlego, nesta sexta-feira (06), com declarações dos ministros emedebistas Renan Filho, dos Transportes, e Jader Filho, das Cidades, ambos do MDB.
Renan Filho declarou que a união seria estratégica para que o MDB não vá para a “série B” e que o “namoro” entre os dois partidos “vai muito bem”.
“O namoro do MDB com o Republicanos vai muito bem. Defendo que façamos uma federação por um motivo muito simples e objetivo. Digo ao MDB e ao Republicanos que, ou a gente forma uma federação, e vamos para próximo de 100 deputados na Câmara e a maior bancada no Senado Federal, ou então vamos para a série B da política, e não combina com o MDB a série B”, afirmou Renan Filho, no evento Fórum Esfera, em São Paulo.
O ministro das Cidades também participou do fórum e comentou que a fusão é “fundamental” para garantir representatividade nos estados e no Congresso.
“As duas siglas devem se unir e contribuir da melhor maneira com a política do Brasil […] Existem mais convergências entre os dois partidos que divergências. Dará certo essa iniciativa e tudo que puder ser feito por nós do MDB será feito”, declarou ele.
Uma futura fusão deixaria o novo partido com número de congressistas atrás apenas do PL e da federação União Progressista, composta pelo União Brasil e o Progressistas.
O valor de recursos públicos para campanha das legendas também aumentaria consideravelmente, consequentemente as chances de sucesso em disputas eleitorais.