Ícone do site Misto Brasil

STF determina extradição imediata da deputada Zambelli

Carla Zambelli arma perseguição Misto Brasília

Deputada Carla Zambelli usa arma contra homem numa perseguição política em São Paulo/Arquivo/Reprodução vídeo

Alexandre de Moraes também notificou a perda de mandato da deputada com a documentação à Câmara dos Deputados

Por Misto Brasil – DF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes  determinou neste sábado (07) que a deputada federal  Carla Zambelli (PL-SP) comece a cumprir, de forma definitiva, a pena de 10 anos de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ministro converteu a prisão da parlamentar de preventiva para definitiva após a Corte rejeitar um recurso da defesa.

Leia: Coronel assume a vaga de Carla Zambelli

Leia: Zambelle na lista dos foragidos internacionais da Interpol

Na última quarta-feira, ele acatou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pedia a detenção da parlamentar e determinou a inclusão dela na lista de procurados da Interpol.

Na ocasião, Moraes também ordenou o bloqueio do passaporte da parlamentar, inclusive do passaporte diplomático que ela obteve no contexto do exercício do mandato no Congresso.

Na decisão deste sábado, o ministro ordenou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública formalize o pedido de extradição da deputada. Ela deixou o Brasil no final de maio e atualmente está na Itália, onde tem cidadania.

Moraes também notificou a perda de mandato da deputada. O magistrado determinou que o STF envie à Câmara dos Deputados a documentação do julgamento, para que a Mesa Diretora da Casa declare a extinção do mandato de Zambelli.

O ministro determinou ainda o bloqueio de salários, bens, contas bancárias e perfis em redes sociais, e impôs multa diária de R$ 50 mil à deputada por postagens que “reiterem as condutas criminosas”.

Sair da versão mobile