As obras selecionadas são exibidas por uma semana na programação regular do cinema, abrindo as sessões de um ou mais longas
Por Misto Brasil – DF
O Cine Brasília lançou a chamada pública para exibição de curtas-metragens. A ação, que permanece aberta até abril de 2027, garante a exibição semanal de um curta selecionado.
Até 2027 serão projetadas até 150 obras, sendo parte delas reservadas para produções do Distrito Federal.
As obras selecionadas são exibidas por uma semana na programação regular do cinema, abrindo as sessões de um ou mais longas em cartaz.
Com curadoria de um comitê de seleção específico, formado por parte da equipe de programação da gestão e do Conselho Consultivo do Cine Brasília, a iniciativa busca ampliar a visibilidade de obras independentes.
Desde março de 2025, os valores pagos aos realizadores foram reajustados para refletir a valorização do trabalho artístico e técnico: curtas finalizados a partir de 2024 agora recebem R$1.300, enquanto obras concluídas até 2023 passaram a receber R$ 800.
As inscrições estão abertas até 1º de abril e devem ser feitas por meio de formulário online, disponível neste link eletrônico onde também está o edital completo. Podem participar produtoras e distribuidoras brasileiras com filmes de até 25 minutos.