Ibovespa e o dólar fecharam a sessão em alta

Bolsa de valores B3 ações negociações Misto Brasil
Na bolsa são negociados os papais das companhias abertas/Arquivo/Divulgação/B3
Compartilhe:

No cenário doméstico, os investidores reagiram a novos dados de inflação. Fernando Haddad disse que irá propor nova aliquota para o IOF

Por Misto Brasil – DF

Ibovespa encerrou a sessão em alta com apoio de Petrobras e a ‘surpresa’ positiva de desaceleração da inflação em maio. O tom positivo dos índices de Wall Street também ajudaram a sustentar os ganhos.

Nesta terça-feira (10), o principal índice da bolsa brasileira fechou aos 136.436,07 pontos, com alta de 0,54%, e interrompeu a sequência de quatro dias de perdas.

O dólar à vista encerrou as negociações a R$ 5,5704, com avanço de 0,14% ante o real, de acordo com o InfoMoney.

No cenário doméstico, os investidores reagiram a novos dados de inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,26% em maio — uma desaceleração em relação à alta de 0,43% apurada em abril.

O resultado também ficou abaixo do esperado. A mediana das projeções coletadas pelo Money Times apontava uma alta de 0,34% no mês passado.

Em 12 meses, a inflação acumula alta de 5,32% — abaixo da expectativa de 5,40%.

As discussões sobre o plano de compensações ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) continuaram a concentrar as atenções dos investidores.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo vai propor uma alíquota unificada de 17,5% de Imposto de Renda sobre rendimentos de aplicações financeiras.

As ações da Petrobras, que caíram quase 2% na véspera (09), engataram uma recuperação das perdas recentes e subiram mais de 3% nesta terça-feira (10) — impulsionando o desempenho do Ibovespa.

Os papéis da estatal ganharam força ao longo do pregão na esteira do petróleo. O contrato mais líquido do Brent, referência mundial, para agosto, chegou a subir mais de 1%, durante a sessão.

A commodity perdeu força ao longo do pregão e fechou as negociações com queda de 0,25%, a US$ 66,87 o barril na Intercontinental Exchange (ICE).

As ações cíclicas também ganharam fôlego no pregão, com o alívio na curva de juros futuros após o IPCA. Vamos liderou a ponta positiva do Ibovespa com alta de mais de 5%.

A ponta negativa foi liderada por  Embraer. As ações da fabricante de aeronaves brasileira caíram com realização dos ganhos recentes. Apesar da queda, os papéis ainda acumulam alta de mais de 17% no ano.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas