Governadores do Sul querem mais investimentos do governo federal

Jorginho Mello, Ratinho Júnior e Eduardo Leite debate Misto Brasil
Jorginho Mello, Ratinho Júnior e Eduardo Leite no debate sobre construção em Curitiba/Valdeci Santos/Divulgação
Compartilhe:

A manifestação dos três gestores aconteceu em Curitiba, durante um evento que diascutiu a construção civil como vetor do desenvolvimento

Por Misto Brasil – DF

Os governadores do Sul do Brasil reunidos hoje (12) num debate sobre construção civil, em Curitiba, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), cobraram maior investimento do governo federal na região.

Os governadores apresentaram os avanços estruturais de seus estados e defenderam uma atuação conjunta para atrair mais recursos e visibilidade nacional.

Ratinho Júnior, do Paraná, observou que a construção é um dos setores que mais geram emprego direto no país, “com cadeia produtiva gigantesca, que movimenta muito a indústria. E ainda é uma necessidade, porque as pessoas sonham em ter sua casa”.

Ele reforçou a necessidade de agregar valor à indústria, para não apenas exportar matéria-prima e produtos agrícolas não beneficiados.

“A questão logística é talvez o mais essencial na tomada de decisão de investimentos, e o Paraná é naturalmente uma ligação entre regiões”, acredita. Ao mesmo tempo em que se investe em moradia e indústria, ele citou a educação como prioridade para o desenvolvimento, especialmente na área tecnológica.

O governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, lamentou que a região Sul não dispõe de fundos como acontece no Nordeste, e no Sentro-Oeste.

“Nossa participação do PIB se dá sem esse apoio. Parem de nos tratar de forma diferente nos incentivos. A construção civil é economia na veia, movimenta muito”.

O governador Jorginho Mello, de Santa Catarina, comentou que no Sul “aprendemos a viver sozinhos, porque não podemos depender do governo federal, e é por isso que somos os estados com melhor desempenho do Brasil”.

“Os empresários nos pedem mão de obra qualificada, e nós formamos regionalmente para entregar, a exemplo dos cursos técnicos e universidade gratuita”.

O presidente da CBIC, Renato Correia, definiu o Construa Sul como uma “iniciativa estratégica para integrar todo o ecossistema da construção civil” na região Sul.

Segundo ele, o evento expressa o esforço da CBIC em estar mais próxima de suas associadas nas pontas, ouvindo o mercado e articulando soluções concretas para os desafios do setor.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas