A acusação é de que ele como ministro teria buscado um passaporte português para o delator Mauro Cid
Por Misto Brasil – DF
O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi preso em Recife nesta manhã por agentes da Polícia Federal. Gilson foi ministro no governo de Jair Bolsonaro. Texto em atualização.
Para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a PF, havia indícios de que o ex-ministro do Turismo tentou emitir um passaporte português para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixasse o Brasil.
Mauro Cid é o delator do suposto esquema de tentativa de golpe de Estado que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
Na última terça-feira (10), a PGR encaminhou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação para investigar o ex-ministro.
No documento, informa a mídia, a PGR também defendeu a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.
A PF reuniu indícios de que Gilson procurou o Consulado de Portugal em Recife, onde mora, para conseguir o passaporte de Cid, mas não teve sucesso.
Há a suspeita, contudo, de que ele pode procurar outras embaixadas ou consulados com o mesmo objetivo, para que o tenente-coronel deixe o país.
