Israel matou os principais líderes militares do Irã, destruiu instalações nucleares e eliminou seis cientistas
Por Misto Brasil – DF
Israel realizou um novo bombardeio nesta sexta-feira (13) contra o aeroporto militar da cidade de Tabriz, no noroeste do Irã, segundo informou a agência semioficial Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC). O ataque ocorreu no começo da tarde, hora local, segundo testemunhas.
Imagens publicadas em redes sociais e checadas pelo The New York Times e pela agência Reuters mostra fumaça densa subindo da região, enquanto moradores observavam com espanto a sequência de explosões.
Até o momento, o governo israelense não comentou oficialmente sobre a ofensiva. Em nota, o Exército de Israel limitou-se a informar que segue interceptando drones iranianos lançados contra seu território, sem detalhar números ou resultados recentes.
Israel matou os principais líderes militares do Irã, destruiu instalações nucleares e eliminou seis cientistas ligados ao programa atômico iraniano em uma operação aérea com 200 caças na madrugada desta sexta-feira (13).
O ataque, que fez o petróleo disparar e as bolsas mundiais recuarem, provocou retaliação imediata do Irã, que lançou mais de 100 drones contra Israel, prometeu “punição severa” e acusou os EUA de conivência.
Confira, a seguir, tudo o que se sabe até agora sobre a ofensiva que volta a elevar tensões no Oriente Médio.
O ataque de Israel contra o Irã gerou uma onda de reações de líderes políticos ao redor do mundo, que, em sua maioria, pediram cautela nesta sexta-feira e defenderam uma desescalada das tensões.
O bombardeio contra a infraestrutura nuclear do Irã e altos comandantes militares segue o fracasso de negociações entre Teerã e Washington, levantando preocupações quanto à paz e à estabilidade no Oriente Médio.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ataque contra o Irã foi “excelente” e que “há muito mais por vir”, durante entrevista à rede de TV americana ABC News
“Dois meses atrás, eu dei ao Irã um ultimato de 60 dias para ‘fechar negócio’. Eles deveriam ter fechado. Hoje é o dia 61. Eu disse a eles o que fazer, mas eles simplesmente não o fizeram. Agora talvez eles tenham uma segunda chance”, publicou em sua rede social.


