A estratégia de atuação em BESS está focada em empresas comerciais e industriais (C&I), e no setor agropecuário
Por Misto Brasil – DF
A empresa de energia elétrica Brasol, da Siemens e BlackRock, anunciou que planeja investir R$ 150 milhões em projetos de Battery Energy Storage System (BESS) em 2025.
Em 2024, a empresa criou uma unidade de negócios dedicada ao segmento de baterias, ampliando seu portfólio de soluções para a transição energética, segundo informou a assessoria da companhia.
A estratégia de atuação em BESS está focada em empresas comerciais e industriais (C&I), e no setor agropecuário, onde já se observa uma demanda crescente por soluções de armazenamento.
Segundo Diogo Zaverucha, diretor da Unidade de Negócios de Armazenamento de Energia, o objetivo é atender essas necessidades imediatas com agilidade.
A empresa se prepara para atuar, no médio prazo, em projetos de grande porte conectados à rede elétrica nacional (escala utility).
“Já fazemos isso com geração fotovoltaica e subestações, transformando o que seria o investimento inicial do cliente em um custo mensal, deixando ele livre para investir seu capital e energia nas atividades principais de sua empresa”.
Para o agronegócio, o armazenamento representa uma opção estratégica para suprir o déficit de fornecimento das distribuidoras em áreas remotas, reduzindo a dependência de geradores a diesel.
“As baterias são a solução para um sistema que, atualmente, apresenta gargalos em linhas de transmissão, subestações e distribuição. Com elas, é possível resolver problemas estruturais da rede elétrica de forma rápida, econômica, sustentável e eficiente”.