O dólar à vista encerrou as negociações a R$ 5,4612, com avanço de 0,50%. O cenário político mais uma vez influenciou no mercado
Por Misto Brasil – DF
O Ibovespa manteve o forte ritmo de ganhos da véspera e iniciou o segundo semestre de 2025 em alta, ajudada dos pesos-pesados.
Nesta terça-feira (1º), o principal índice da bolsa brasileira subiu 0,50%, aos 139.549,43 pontos.
O dólar à vista encerrou as negociações a R$ 5,4612, com avanço de 0,50%.
No cenário doméstico, o cenário fiscal concentrou as atenções dos investidores com novos desdobramentos da tensão entre o Legislativo e o Executivo sobre as mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Nesta terça-feira (1º), a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para defender o decreto do presidente Lula da Silva que elevava do (IOF) e que foi derrubado pelo Congresso Nacional na semana passada.
Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, a decisão dos parlamentares violou o princípio de separação dos Poderes.
A ação do governo será relatada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Ainda pela manhã, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que, matematicamente, as mudanças no IOF, aliadas à revisão dos benefícios fiscais e às medidas previstas na medida provisória, garantem o cumprimento das metas fiscais em 2025 e 2026.