Whashington disse que os estoque estão baixos. Moscou comemorou a decisão, afirmando que ela poderia aproximar o fim da guerra
Por Misto Brasil – DF
A decisão dos Estados Unidos de suspender alguns envios de armas para a Ucrânia, que vem enfrentando dificuldades em seus esforços para conter a invasão russa de seu território, gerou fortes reações em Kiev nesta quarta-feira (02).
O Ministério da Defesa ucraniano, cuja atuação depende em grande parte das armas recebidas dos Estados Unidos, afirmou não ter sido notificado previamente sobre a redução da ajuda. Segundo a Casa Branca, a redução no envio de armas se daria pelo fato de os estoques americanos estarem em baixa.
Moscou, por sua vez, comemorou a decisão, afirmando que ela poderia aproximar o fim da guerra. Qualquer redução no apoio americano poderia prejudicar a capacidade de Kiev de conter os crescentes bombardeios aéreos russos ou os avanços na linha de frente.
Desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca, em janeiro, Kiev teme interrupção da ajuda americana, após o republicano criticar as dezenas de bilhões de dólares em armas enviadas por seu antecessor, Joe Biden.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse nesta quarta-feira que Kiev e Washington estavam esclarecendo detalhes sobre o fornecimento. “O apoio americano contínuo à Ucrânia, à nossa defesa e ao nosso povo é do nosso interesse comum”, afirmou.
O anúncio de Washington provocou temores entre os moradores de Kiev, alvo de pesados bombardeios russos nos últimos dias, e alertas de especialistas de que as cidades ucranianas estariam muito mais vulneráveis aos ataques aéreos russos.
O Ministério ucraniano do Exterior convocou John Ginkel, vice-chefe de missão da embaixada dos EUA em Kiev, para dar explicações, em um gesto diplomático geralmente reservado a inimigos e rivais, e não a aliados vitais, tamanha a incerteza sobre o que os cortes poderão significar para Kiev.
Alguns veículos da imprensa americana noticiaram que mísseis para os sistemas de defesa aérea Patriot, artilharias de precisão e mísseis Hellfire estariam entre os itens retidos.


