Encontro entre Luala da Silva e Narendra Modi celebrou os 80 anos de relações diplomáticas entre as duas nações
Por Misto Brasil
O presidente Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (08), o premiê da Índia, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada, após a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro.
O encontro celebrou os 80 anos de relações diplomáticas entre os países e teve como pauta a parceria digital, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, mais conhecida como COP30, e o reforço da cooperação no Sul Global.
Durante a declaração à imprensa, Lula da Silva celebrou a crescente relação entre as nações. “Dois países superlativos como a Índia e o Brasil não podem permanecer distantes”, disse o presidente brasileiro.
Lula aproveitou a ocasião para disparar novamente contra Donald Trump, presidente dos EUA, que, em meio à Cúpula do Brics, alertou que os países podem ser alvos de tarifas extras de 10%.
“Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas”, anotou a reportagem da Agência Sputnick.
Acordos firmados entre Brasil e Índia
Mercosul–Índia: Lula defendeu ampliar o acordo comercial com o bloco sul-americano, que atualmente cobre apenas 14% das exportações brasileiras à Índia. A meta é reduzir barreiras e fortalecer o fluxo comercial entre as duas economias emergentes.
Transição energética: os dois países reafirmaram o compromisso com uma transição energética justa, por meio da cooperação em energias renováveis e bioenergia. Brasil e Índia já atuam juntos na Aliança Global para Biocombustíveis.
Segurança e combate ao crime: foi assinado um acordo de cooperação no combate ao terrorismo e ao crime organizado transnacional, reforçando o eixo de segurança como prioridade conjunta.
Soluções digitais: um dos memorandos firmados prevê o compartilhamento de tecnologias digitais públicas, com foco em soluções de larga escala que ajudem a modernizar a administração pública brasileira.
Centro de excelência digital: Lula propôs a criação de um polo conjunto de inovação tecnológica, com base na experiência indiana em infraestrutura digital aberta e acessível à população.
Parceria em saúde: Brasil e Índia querem aprofundar a cooperação em pesquisa, produção de vacinas e medicamentos, promovendo o intercâmbio tecnológico entre os setores farmacêuticos.

