Comportamento de preços segue com leve queda nos veículos 0 km e seminovos, com valorização dos usados
Por Misto Brasil – DF
Com 1.129.004 veículos emplacados entre janeiro e junho, o mercado automotivo registrou alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2024 – de acordo com a Bright Consulting.
O levantamento também destaca o avanço dos eletrificados e a valorização dos usados no mês de junho. Foram emplacados 15.525 veículos eletrificados em junho.
Apesar da queda de 6,7% frente ao mês de maio, o volume representa uma alta de 8% na comparação anual.
Pela primeira vez no ano, modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) responderam por mais de 85% das vendas do segmento, impulsionados por marcas como BYD e GWM – que, juntas, já somam 8,8% de participação de mercado.
Segundo o AutoAcrefi, o comportamento de preços segue a tendência dos meses anteriores: leve queda nos veículos 0 km (-0,23%) e seminovos (-0,29%), com valorização dos usados (0,29%).
O movimento reflete uma demanda crescente por modelos mais acessíveis, em um contexto de crédito restrito e Selic ainda em 15% ao ano.
Outro destaque do estudo é o crescimento das vendas diretas (modalidade que inclui negócios com frotistas, locadoras e empresas) que representaram 51% do total em junho, ante 42,5% no mesmo mês de 2024.
O desempenho positivo também se estende ao mercado de duas rodas. No primeiro semestre, foram emplacadas 1.029.298 motocicletas – um crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo com uma leve retração de 7,2% frente a maio, o setor continua aquecido e já representa cerca de 44% dos veículos comercializados no país.

