Bandeira vermelha deixa energia mais cara em agosto

Energia elétrica manutenção DF Misto Brasília
Técnico faz a manutenção da rede de energia elétrica no Distrito Federal/Arquivo/Divulgação/Neoenergia
Compartilhe:

A elevação do preço está ligado diretamente com a redução na geração de energia hidrelétrica

Por Misto Brasil – DF

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai autorizar a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de agosto nas tarifas de luz, o que adiciona R$ 7,87 por cada 100kwh consumidos.

A majoraçào do preço está ligado diretamente com a redução na geração de energia hidrelétrica.

O aumento vem em uma sucessão de bandeiras mais caras nos últimos meses. Desde maio, a agência já havia acionado a bandeira amarela e, em junho e julho, alterado para a bandeira vermelha patamar 1.

O novo reajuste é por conta do cenário do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) estimado pela Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) para o próximo mês.

O PLD é usado como principal indicador do custo da energia elétrica no mercado de curto prazo e a expectativa é de que o preço seja mais alto em agosto, em comparativo com o mês de julho.

A Aneel afirma que as afluências abaixo da média em todo o país reduziu a geração por meio de hidrelétricas. Por isso, é necessário maior acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas.

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.