O governador Ibaneis Rocha anunciou a faixa central do Eixão Sul. Os novos ônibus são da Viação Pioneira
Por Misto Brasil – DF
Nesta terça-feira (29) foi apresentada parte da nova frota da Viação Pioneira e o lançamento do aplicativo DF no Ponto, voltado à mobilidade inteligente dos usuários.
O governador Ibaneis Rocha anunciou a faixa central do Eixão Sul, onde 50 dos 444 novos ônibus que serão entregues até o ano que vem foram expostos à população.
A iniciativa vai beneficiar cerca de 350 mil passageiros das cidades de diferentes regiões administrativas.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade, informou que do total de 444 veículos zero-quilômetro comprados pela Viação Pioneira, 25 são destinados à ampliação da operação e 419 para substituir ônibus em uso — parte deles com renovação antecipada em até dois anos.
Até o final deste ano, a empresa prevê entregar 207 veículos, e os demais 237 devem chegar em 2026.
A expectativa é que os primeiros comecem a circular ainda em agosto, beneficiando milhares de passageiros das regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral, Itapoã, Itapoã Parque, Paranoá e Paranoá Parque.
O aplicativo gratuito DF no Ponto que oferece dez funcionalidades, entre elas o planejador de rotas, busca por linhas e localização dos ônibus em tempo real.
A ferramenta permite que o usuário consulte os horários dos coletivos em cada parada, acompanhe alertas operacionais e registre sugestões ou reclamações.
O governo distrital testa o uso de QR Codes em dez pontos estratégicos da cidade, permitindo ao usuário consultar, com a câmera do celular, quais linhas passam por ali e em quanto tempo o próximo ônibus vai chegar — sem necessidade de baixar o aplicativo.
A ideia é garantir que qualquer cidadão, mesmo sem acesso às plataformas digitais, tenha informação rápida sobre sua linha.


