O colegiado do BC explicou que, em se confirmando o cenário esperado, continua com o ciclo de alta de juros
Por Misto Brasil – DF
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (30) manter a taxa de juros básica, a Selic, em 15% ao ano, pondo fim a um ciclo de alta que começou em setembro e durou sete reuniões.
A decisão unânime já havia sido sinalizada pelos próprios diretores do Banco Central em junho e era esperada pela ampla maioria dos agentes do mercado financeiro.
O colegiado do BC explicou que, em se confirmando o cenário esperado, “o Comitê antecipa uma continuação na interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado, ainda por serem observados, e então avaliar se o nível corrente da taxa de juros, considerando a sua manutenção por período bastante prolongado, é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”.
Na avaliação do cenário externo, o Copom comentou que ele está mais adverso e incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente acerca de suas políticas comercial e fiscal e de seus respectivos efeitos.
Sobre o cenário doméstico, a avaliação é que o conjunto dos indicadores de atividade econômica tem apresentado, conforme esperado, certa moderação no crescimento, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo.
“Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta para a inflação”, diz o comunicado.


