Europeus decidem endurecer contra Israel

Faixa de Gaza fome panelas mulheres Misto Brasil
Diariamente milhares de pessoas tentam receber comida na Faixa de Gaza/Arquivo/X/Ebra Akibulut
Compartilhe:

Nações Unidas alertou para um “risco de fome em massa” em Gaza, mas Israel não para com os ataques

Por Misto Brasil – DF

Após mais de um ano pedindo que Israel interrompa os bombardeios e o bloqueio humanitário em Gaza, a União Europeia começou a adotar movimentos mais concretos para pressionar o governo de Benjamin Netanyahu a recuar em sua ofensiva militar no território palestino.

“O clima endureceu significativamente”, disse a um diplomata da UE que preferiu não se identificar, em entrevista à DW.

Com as Nações Unidas alertando para um “risco de fome em massa” em Gaza, o braço executivo da UE propôs proibir startups israelenses de acessar fundos de pesquisa europeus.

“Com sua intervenção na Faixa de Gaza e a consequente catástrofe humanitária, incluindo milhares de mortes de civis e o aumento acelerado de casos de desnutrição extrema, especialmente entre crianças, Israel está violando direitos humanos e o direito humanitário, e assim descumprindo um princípio essencial da cooperação UE-Israel”, escreveu a Comissão Europeia em sua proposta na última segunda-feira.

O ministério das Relações Exteriores de Israel classificou o plano de Bruxelas como “injustificado” e afirmou que qualquer medida punitiva só serviria para “fortalecer o Hamas”.

A nova proposta não chegou a ser votada, como previsto, pois membros como Alemanha e Itália pediram mais tempo para avaliar a estratégia. Sem o apoio de Berlim, é improvável que a sanção avance, uma vez que precisa de uma maioria qualificada para se tornar regra.

Para Bushra Khalidi, da Oxfam, agora há uma clara pressão crescente em alguns setores da Comissão Europeia para forçar uma mudança de rumo do bloco em relação a Israel.

“Mas sejamos claros. O fato de que a UE não consegue nem mesmo concordar com o menor passo é uma vergonha. A régua está no chão, e ainda assim a UE e alguns países conseguem tropeçar nela”, afirmou à DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas