Entre as medidas está a proposta que concede anistia ampla e irrestrita aos acusados pelos ataques do 8 de janeiro em 2023
Por Misto Brasil – DF
A oposição ao presidente Lula da Silva no Congresso Nacional anunciou nesta terça-feira (05), um “pacote da paz” para “abrandar” a relação entre os Três Poderes.
Compõem o pacote uma anistia “ampla, geral e irrestrita” aos envolvidos no 8 de Janeiro, o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a proposta de emenda à Constituição (PEC) do fim do foro privilegiado.
Assista o vídeo logo abaixo
O tom é de ameaça – ou as propostas serão votadas ou não haverá votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.A oposição ocupou as Mesas Diretoras das duas Casas e impedir que as sessões plenárias sejam iniciadas.
Parlamentares do PL e de outros partidos de oposição ocuparam a Mesa do Plenário Ulysses Guimarães e pedem reunião com os presidentes da Câmara e do Senado para tratar da pauta de votações. A sessão para votações de propostas não foi aberta por causa do movimento.
Os deputados protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
Parlamentares da oposição informaram nesta terça-feira (5) que vão obstruir as votações na Câmara e no Senado até que a direção das duas Casas decida colocar em votação uma série de matérias classificada por eles como “pacote da paz”.
Entre as medidas está a proposta que concede anistia ampla e irrestrita aos acusados pelos ataques do 8 de janeiro em 2023, o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e a proposta de emenda à Constituição que extingue o foro privilegiado.
Outros casos de ocupação da Mesa da Câmara
Contra o impeachment de Dilma Rousseff – Abril de 2016
Protagonistas: Deputados do PT, PCdoB, PSOL e outros aliados do governo Dilma.
Protesto contra o andamento do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
Contra a Reforma da Previdência – Dezembro de 2017
Protagonistas: Deputados da oposição ao governo Michel Temer (incluindo PT, PSOL, PCdoB).
Protesto contra a tentativa de votar a Reforma da Previdência
Votações de pautas econômicas no governo Bolsonaro – Diversas ocasiões entre 2019 e 2021
Protagonistas: Deputados do PSOL, PT e PCdoB
Protestos contra a votação da Reforma Administrativa, PEC Emergencial e privatizações


