Senadora vai para o PSB e cenário se complica no Maranhão

PSB filiação senadora Ana Paula Misto Brasil
Geraldo Alckmin, Ana Paula e João Campos na filiação da senadora/Reprodução vídeo
Compartilhe:

Ana Paulo Lobato assinou a ficha de filiação do partido com o aval de Geraldo Alckmin. Situação do governador Carlos Brandão se complicou

Por Gilmar Corrêa – DF

A senadora Ana Paula Lobato (MA) assinou hoje (06) a sua filiação ao PSB, em solenidade no diretório nacional com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin. Ela também assumiu a presidência do partido estadual.

A parlamentar estava no PDT e chegou ao Senado com a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal.

Mais que uma mudança de partido, a entrada da senadora no novo partido altera a configuração político-partidária no Maranhão.

Deverá provocar reflexo direto no Palácio dos Leões, já que o governador Carlos Brandão é um adversário político da senadora e, especialmente, do marido dela, o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade). Ele, por sinal, estava na filiação da mulher em Brasília.

Alckmin saudou a filiação de Ana Paula numa costura realizada na capital federal, que o governador não conseguiu segurar. A entrada da senadora foi apoiada pela cúpula do PSB e desgastou Carlos Brandão.

Veja a declaração de Geraldo Alckmin logo abaixo

O governador deverá procurar uma outra sigla partidária se quiser concorrer ao Senado Federal nas eleições do ano que vem.

A disputa do grupo de Flávio Dino, incluindo o deputado federal Márcio Jerry (PCdo-B-MA), pode, no entanto, alterar o futuro de Carlos Brandão.

O governador estuda ficar no cargo até o final do mandato. Assim, esvazia o projeto do vice-governador, Felipe Camarão (PT), outro aliado político do ex-governador e ministro do STF. Flávio Dino não deixou de articular na política partidária no Maranhão.

A chegada de Ana Paula ao PSB desenha um cenário para se aproximar do PT numa composição majoritária para as próximas eleições.

Carlos Brandão poderá ingressar no MDB, hoje comandado no estado pelo irmão dele, Marcos Brandão.

O MDB é identificado com a família do ex-governadora Roseana Sarney e do ex-presidente José Sarney e, como se sabe, é uma espécie de oráculo do presidente Lula da Silva (PT).

Para complicar ainda mais esse cenário político no Maranhão, o ministro do STF Flávio Dino mandou investigar o governador num caso que envolve o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Para os aliados de Brandão, a decisão tem cheiro de vingança ou perseguição.

Em tempo: Carlos Brandão foi por duas vezes vice-governador na administração de Flávio Dino, mas as relações começaram a azedar já no segundo governo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas