A ação é uma das primeiras medidas recíprocas desde que inciaram os esforços para reabrir as negociações
Por Misto Brasil – DF
Militares da Coreia do Sul informaram neste sábado (09) que notaram tropas norte-coreanas desmontando alguns de seus alto-falantes de propaganda em partes da área de fronteira.
A ação é uma das primeiras medidas recíprocas de Pyongyang desde que o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, assumiu o cargo em junho e iniciou esforços para reabrir as negociações com a Coreia do Norte, incluindo a remoção dos próprios alto-falantes de propaganda da Coreia do Sul.
O Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS) afirmou que o desmantelamento começou na manhã de sábado em certos trechos da linha de frente.
“O Exército sul-coreano detectou tropas norte-coreanas desmantelando alto-falantes de propaganda em algumas áreas da linha de frente desde esta manhã”, afirmou o JCS em um comunicado.
“Ainda não se sabe se os dispositivos foram removidos em todas as regiões, e o Exército continuará monitorando as atividades relacionadas”, acrescentou o comunicado.
As autoridades disseram que não ficou imediatamente claro quantos alto-falantes foram removidos.
A Coreia do Norte não confirmou os relatos. Pyongyang, que é altamente sensível a críticas externas à sua liderança e ao governante Kim Jong-un, não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

