Os dois grupos são dois maiores concorrentes do mercado pet e os únicos que concorrem de forma efetiva entre si
Por Misto Brasil – DF
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vai realizar na terça-feira (12), uma audiência pública para debate a fusão entre as empresas Petz e Cobasi.
A reunião que será realizada à tarde foi convocada pela deputada Gisela Simona (União – MT).
Leia: acionistas aprovam fusão entre a Petz e a Cobasi
Leia: ações da Petz lideram após a fusão
Petz e Cobasi são hoje os dois maiores concorrentes do mercado pet e os únicos que concorrem de forma efetiva entre si. A junção das duas empresas pode ter impactos significativos para todos os brasileiros que têm um pet em casa.
Eliminada a concorrência entre as duas empresas, elas ficarão livres para aumentar preços.
E segundo a parlamentar, poderão pressionar fornecedores em benefício aos seus próprios interesses e não em benefício dos consumidores.
A Superintendência-Geral do Cade identificou que a operação resultará em concentração elevada em 281 mercados no canal físico.
No canal online, a concentração identificada também é preocupante, entre 40-50%, e seria ainda superior se fossem desconsiderados os marketplaces, que exercem pressão competitiva limitada para a Petz e a Cobasi.
A audiência ter a participação dos executivos das duas empresas, além dos representantes dos órgãos de defesa e de representação do consumidor.

