No sul da França, recordes de temperatura foram quebrados em quatro estações meteorológicas. Este nível de alerta foi emitido oito vezes no país
Por Misto Brasil – DF
Uma onda de calor que atinge partes da Europa disparou alertas meteorológicos em todo o continente, elevou as temperaturas a níveis recordes na França e na Hungria, e provocou incêndios florestais na região dos Bálcãs, onde famílias precisaram ser evacuadas nesta segunda-feira (11).
No sul da França, recordes de temperatura foram quebrados em quatro estações meteorológicas. Na cidade de Bordeaux os termômetros marcaram 41,6 °C, superando o recorde anterior de 41,2 °C registrado em 2019. Bergerac, Cognac e Saint-Girons também bateram recordes absolutos, segundo o serviço meteorológico nacional, Meteo France.
O órgão também colocou 12 departamentos sob alerta vermelho, que corresponde a uma onda de calor extrema, excepcional devido à sua duração, intensidade e extensão geográfica, com impacto significativo na saúde e nas atividades humanas.
Este nível de alerta foi emitido apenas oito vezes no país desde que o sistema de notificação foi criado, em 2004. A previsão é que outros quatro departamentos também sejam colocados nesse nível de risco na terça-feira.
No departamento de Aude, por exemplo, centenas de bombeiros permaneciam na zona rural protegendo os limites de um incêndio florestal que queimou 16 mil hectares (160 quilômetros quadrados) na última semana.
Autoridades dizem que o fogo está sob controle, mas alertam que não será totalmente extinto por semanas.
“As temperaturas máximas ainda podem subir mais”, disse o meteorologista Patrick Galois, da Meteo France, a jornalistas. Segundo ele, o fenômeno pode se estender até 19 ou 20 de agosto.
“Não se engane. Isso não é ‘normal, é verão’. Não é normal, é um pesadelo”, disse o climatologista agrícola Serge Zaka à emissora francesa BFMTV, em Montauban, onde o calor sufocante persistiu durante o dia todo.

