O processo de privatização da Celepar foi autorizado pela Assembleia Legislativa do Paraná em novembro de 2024. A audiência será em setembro
Por Misto Brasil – DF
Está marcada para a tarde do dia 3 de setembro a audiência públicva virtual que vai discutir a venda da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
O processo de privatização da Celepar foi autorizado pela Assembleia Legislativa do Paraná em novembro de 2024.
A partir desta semana está aberta a “sala de informações” (data room), voltada para potenciais investidores interessados no processo de privatização.
Segundo especialistas, o envolvimento da sociedade é crucial para assegurar que decisões estratégicas sejam tomadas de forma transparente, considerando tanto os aspectos econômicos quanto os impactos na segurança da informação.
O Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE), busca garantir transparência – segundo o governo do Paraná -, apresentar as condições relevantes do processo e colher sugestões e contribuições para seu aprimoramento.
O advogado e representante do Comitê de Trabalhadores contra a Privatização da Celepar, Paulo Jordanesson Falcão, disse que a sociedade precisa participar ativamente dessa audiência.
“Estamos falando de uma empresa estratégica, que lida com informações sigilosas do estado e dados sensíveis da população. Não há, até agora, garantias claras de que a privatização não colocará em risco a segurança e a soberania desses dados”.
De acordo com levantamento feito pelo portal de notícias paranaense Plural, se até o fim do ano o governador, Ratinho Júnior, conseguir concretizar a privatização, o comprador irá embolsar R$ 2,2 bilhões em contratos assinados por diversos órgãos públicos com a estatal.
Informações sobre o processo de venda estão disponíveis neste link da Casa Civil do Paraná.

