Foi o que disseram hoje líderes da União Europeia a três dias de uma reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin
Por Misto Brasil – DF
Líderes da União Europeia (EU) enfatizaram nesta terça-feira (12) que os ucranianos devem “decidir seu próprio destino”, três dias antes de uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a guerra.
“Nós, líderes da União Europeia, aplaudimos os esforços do presidente Trump para encerrar a guerra de agressão da Rússia na Ucrânia e alcançar uma paz justa e duradoura para a Ucrânia”, escreveram.
Acrescentando que estão “prontos para apoiar diplomaticamente” o empenho do presidente americano e por meio de apoio militar e financeiro a Kiev, os líderes reiteraram a necessidade do fornecimento de “garantias de segurança robustas e confiáveis” para a Ucrânia e do próprio “apoio inabalável” europeu ao país.
Os líderes europeus insistiram que o caminho para a paz na Ucrânia “não pode ser decidido” sem participação de Kiev e afirmaram que negociações substantivas só podem ser realizadas “no contexto de um cessar-fogo ou de uma redução das hostilidades”.
A declaração defende que a atual linha de contato entre a Rússia e a Ucrânia só poderia ser um “ponto de partida para as negociações”.
O comunicado conjunto da UE foi divulgado dias após texto similar assinado por sete líderes de UE, juntamente com Reino Unido e publicado por Londres.

