O Centro Espírita Assistencial Nossa Senhora da Glória (Ceansg) foi fundado em 1965 e hoje tem sede própria na Asa Norte
Por Misto Brasil – DF
O terreiro de umbanda mais antigo em atividade no Distrito Federal completa nesta sexta-feira (15), 60 anos de fundação. A data será marcada com atividades espirituais e homenagens que começam às 20 horas.
O Centro Espírita Assistencial Nossa Senhora da Glória (Ceansg) foi fundado na casa de Carlos Rodrigues de Angelis e hoje recebe diariamente mais de 300 pessoas na Quadra 911/711 da Asa Norte.
No site da instituição, há a informação de que no dia 23 de abril, “também sob as bênçãos de nosso Pai Ogum”, o sonho do templo definitivo tornou-se realidade em 1989.
O nome nasceu com a velha máxima de que “todo dia é dia de algum santo” e por isso não seria batizado com o nome de nenhuma entidade. O Ceansg tem por base o calendário litúrgico da Igreja Católica Romana que consagra a Assunção (em Glória) de Nossa Senhora.
O Ceansg se ocupa com atividades assistenciais à população que não discrimina quem vem pedir ajuda. O templo é marcado por uma coroa de Yemanjá com pedras símbolos dos quatro elementos da natureza. Dentro da formação, se vê a representação da constelação do Cruzeiro do Sul.
Há um projeto para uma creche ao lado do centro, mas até agora o governo distrital não formalizou parceria apesar da insistência. O prédio de dois andares, que está pronto para uso, continua fechado, segundo Edson Muniz, que é o principal ogã do local.
Atualmente a presidente espiritual é senhora Jurema Pituba Faria.

A religião no Distrito Federal
No Distrito Federal há muitos praticantes de religiões de matriz africana, incluindo a umbanda e o candomblé. Um levantamento de 2018 revelou a existência de mais de 300 terreiros, com a umbanda sendo professada em 57% deles.
No Censo do IBGE de 2022, informa-se que houve um pequeno declínio na religião espírita, passando de 3,7% em 2010, para 3,27%.
E que houve aumento de fiéis da umbanda e candomblé, que saiu de 0,2%, para 0,85% em 2022.
O Ceansg trabalha com dois tipos de atividades espirituais abertas ao público geral.
Giras de Caridade: são aquelas de consulta individual com os guias espirituais e que ocorrem, usualmente, nas segundas e sextas-feiras. Nelas, o nosso trabalho é realizado somente através de consultas com as entidades, geralmente individuais
Nas Giras de Crianças, não há distribuição de ficha ou senha, sendo que a chamada é feita por banco, onde as crianças tomam passe magnético e os adultos passam em corrente magnética.
Giras Festivas são aquelas onde são prestadas homenagens pela passagem do dia de algum dos Orixás ou outras datas comemorativas. São giras de passe energético onde não há atendimento para consultas individuais.


