Ucrânia flexibiliza saída de homens jovens do país

Ucrânia guerra atirador brasileiros Misto Brasil
Brasileiros na guerra pela Ucrânia têm usado as redes sociais para postar fotos/Reprodução/Instagram/srgrossetete
Compartilhe:

A nova regra havia sido prometida pelo presidente Volodyyir Zelenski no início de agosto, mas já havia um relaxamento das regras

Por Misto Brasil – DF

Ucrânia relaxou as regras para viagens ao exterior de homens jovens em idade de serviço militar. Desde a última quinta-feira (28/08), rapazes de até 22 anos podem cruzar as fronteiras sem problemas.

A nova regra havia sido prometida pelo presidente Volodyyir Zelenski no início de agosto. A intenção, segundo a primeira-ministra Yulia Svyrydenko, é que esses jovens “mantenham o máximo de contato com a Ucrânia”.

Até então, desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, homens de 18 até 60 anos não podiam deixar o país – dada a excepcionalidade da guerra e a necessidade de mobilizar soldados para defender o país.

Mas, na prática, jovens de 18 a 22 anos já estavam livres do serviço militar. Nos dois primeiros anos de conflito, o país só convocou homens a partir dos 27 anos; desde abril de 2024, a idade foi rebaixada para 25 anos.

“O objetivo é permitir a jovens ucranianos principalmente melhores possibilidades de estudo, estágio e trabalho legal no exterior, para que eles adquiram experiência e possam colocá-la a serviço da reconstrução da Ucrânia”, anunciou via Telegram o ministro ucraniano do Interior, Ihor Klymenko.

“Fazemos o nosso melhor para garantir que a juventude ucraniana tenha acesso a educação de qualidade e a experiências internacionais, ao mesmo tempo em que segue sendo uma parte robusta de nosso Estado.”

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas